O governo zimbabueano concedeu, finalmente, o passaporte ao líder da oposição, Morgan Tsvangirai, passados mais de dois meses de espera
O governo zimbabueano concedeu, finalmente, o passaporte ao líder da oposição, Morgan Tsvangirai, passados mais de dois meses de esperaO governo autoritário e anti-democrático de Robert Mugabe levantou um entrave ás negociações sobre a partilha do poder, concedendo o passaporte a Morgan Tsvangirai, informou um responsável do partido da oposição. Depois de dois meses de espera, ele pode agora deslocar-se ao estrangeiro para conversações.
Posso confirmar que Morgan Tsvangirai recebeu o passaporte no dia de Natal, declarou um responsável do partido da oposição, Movimento para a Mudança Democrática (MDC), que pediu o anonimato. Em Outubro passado, Tsvangirai não pôde participar numa mini cimeira da África austral, na Suazilândia. O encontro destinou-se a analisar a situação política do Zimbabué, onde a crise se prolonga desde a derrota do regime de Mugabe, nas eleições de Março passado.
a oposição e Robert Mugabe assinaram em Setembro um acordo histórico de partilha do poder. Todavia não conseguiram ainda entender-se sobre a repartição dos ministérios, em particular do ministério do Interior. O porta-voz de Mugabe explicara em Outubro que o atraso na concessão do passaporte ao líder da oposição era consequência da falta de papel para passaportes devido às sanções impostas pela comunidade internacional.