a nona edição do Fórum Social Mundial arranca hoje, 27 de Janeiro, a partir das 15 horas, com a concentração na “Escadinha do Cais do Porto” para a marcha através da cidade
a nona edição do Fórum Social Mundial arranca hoje, 27 de Janeiro, a partir das 15 horas, com a concentração na “Escadinha do Cais do Porto” para a marcha através da cidadeDezenas de milhar de rostos, que circulam entre a Universidade Rural da amazónia e as docas do porto, dão um novo colorido e movimento à cidade. Distinguem-se pelo traje e pelo saco característico do Fórum Social Mundial 2009 (FSM), que levam ao ombro. Por todo o lado embatem-se em piquetes de polícia que vigiam atentamente as ruas e aconselham os visitantes a estarem atentos e usarem de algum cuidado, precavendo-se contra os amigos do alheio.
O primeiro passo dos participantes é credenciação para o FSM, que acontece na Universidade Rural da amazónia. São espaços amplos e bem organizados, onde as pessoas são atendidas com um sorriso largo e, rapidamente, vêm as formalidades cumpridas.com tempo livre, os mais afoitos espalham-se pela linda cidade de Belém. Os locais preferidos são as docas, o mercado Ver o Peso, a catedral, o palácio das 11 janelas e outros, encantam os turistas com a sua beleza ainda são bem visíveis as marcas do século 16 e 17.
a 9. a edição do FSM tem uma vastíssima programação. Estão previstas cerca de 2500 actividades, que serão promovidas por 5. 176 delegações da mais variadas organizações provenientes de 150 e mais países. Cerca de um milhar de jornalistas, dos chamados meios de comunicação alternativos, tem à sua disposição uma vasta sala de imprensa. O espaço amplo está equipado com uma centena e meia de computadores ligados em rede à internet, com salas para rádio e televisão e outros meios.
Os cerca de 100 mil participantes esperados serão acolhidos e guiados por 2. 000 voluntários que foram preparados para acompanhar o evento. São jovens dos 14 aos 28 anos que, entre 12 e 17 de Janeiro, participaram num curso de preparação com sete módulos que os habilitaram para dar informações turísticas, de hospedagem, actividades culturais, secretaria e comunicação, entre outras.