«Reconheço especialmente a grande generosidade e fé com que aceitou este exigente encargo eclesial», afirma Manuel Clemente
«Reconheço especialmente a grande generosidade e fé com que aceitou este exigente encargo eclesial», afirma Manuel Clemente Dou graças a Deus e ao Santo Padre, Bento XVI, pela nomeação de Pio Gonçalo Alves de Sousa para bispo auxiliar do Porto. agradeço também à arquidiocese de Braga e a Jorge Ortiga, arcebispo Primaz, o contributo que dão à diocese do Porto na pessoa do novo bispo auxiliar, escreve Manuel Clemente, na mensagem de boas vindas ao novo bispo. a ordenação episcopal ocorrerá a 10 de abril de 2011, às 16 h, no Santuário do Sameiro, em Braga. O bispo do Porto exorta a que os diocesanos a que o acompanhem neste momento com a nossa presença e oração.
Pio Alves, de 65 anos, pertencia ao clero da diocese de Braga. a nomeação marca, inevitavelmente, uma nova etapa na minha vida, salienta. O nomeado bispo manifesta a sua surpresa pela indigitação e diz-se perplexo, porque, necessariamente, implica recomeçar em várias frentes. Recomeça, apesar dos muitos projectos que lhe tinham sido confiados pela mesma razão pela qual tive que recomeçar em outras tantas ocasiões ao longo da vida O novo prelado saúda a diocese na pessoa do bispo titular, Manuel Clemente, e manifesta a disponibilidade para este trabalho na missão. Ecoam ainda em mim aquelas palavras de Bento XVI que pude escutar, no passado 14 de Maio, na avenida dos aliados: Quanto tempo perdido, quanto trabalho adiado ()!, diz. Uma última palavra, de gratidão àquela que foi, até agora, a minha diocese: Braga, refere. agradece a amizade de todos, com especial menção para os colegas de Presbitério e os incansáveis e leais colaboradores das duas principais tarefas que, ultimamente, tinha entre mãos: a Universidade Católica Portuguesa em Braga e a Sé Primacial.