a comunidade internacional continua a pressionar Muammar Kadafi. Zona de exclusão aérea na Líbia é uma opção em estudo por responsáveis internacionais
a comunidade internacional continua a pressionar Muammar Kadafi. Zona de exclusão aérea na Líbia é uma opção em estudo por responsáveis internacionaisBarack Obama, presidente norte-americano, e David Cameron, primeiro-ministro britânico apelaram ao fim da violência na Líbia e à demissão do seu líder. ambos os responsáveis terão estudado possíveis acções para responder à situação actual do país; entre elas, a criação de uma zona de exclusão aérea, informa a agência Euronews.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas debateu, ontem, 8 de Março, essa mesma possibilidade. O objectivo é acabar com a onda de violência, que já adquiriu a dimensão de guerra civil entre as forças do governo de Muammar Kadafi e a oposição.organizações não governamentais referem que o número de mortos pode ultrapassar os seis mil.
Muammar Kadafi, no poder há mais de 40 anos, encara a imposição de uma zona aérea na Líbia como uma declaração de guerra. Durante uma entrevista na capital, em Tripoli, deixou um aviso ao Ocidente e prometeu luta. De acordo com a mesma agência, afirmou estar disposto a iniciar o que chama de guerra santa.