Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura mobiliza-se para salvaguardar património de países norte-africanos. Peritos vão deslocar-se à Tunísia e Egipto
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura mobiliza-se para salvaguardar património de países norte-africanos. Peritos vão deslocar-se à Tunísia e EgiptoTocou-me muito e fiquei muito orgulha da reacção que levou cidadãos da Tunísia, do Egipto e da Líbia – jovens e idosos reunidos – a proteger o seu património em momentos de incerteza e de alterações que degeneraram demasiadas vezes em violência, afirmou a directora-geral da agência das Nações Unidas.
Durante uma reunião de emergência, ontem, em Paris, Irina Bokova manifestou preocupação. Informações revelam que museus, sítios arqueológicos e bibliotecas estão a ser roubados e destruídos. Em períodos de agitação social, o património cultural fica vulnerável, perante a falta de escrúpulos de alguns, afirmou.
Grupos de peritos vão deslocar-se à Tunísia e ao Egipto, nos próximos dias, onde irão encontrar-se com os novos responsáveis dos ministérios da cultura, anunciou Irina Bokova. Os especialistas irão avaliar a ajuda necessária, em particular no que respeita ao tráfico de bens culturais, e elaborar um plano de acção para proteger o património.