alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro reflectem sobre os valores humanitários e a violência em meio escolar com os colegas e os professores. O objectivo é criar um ambiente Pacífico
alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro reflectem sobre os valores humanitários e a violência em meio escolar com os colegas e os professores. O objectivo é criar um ambiente Pacífico a iniciativa decorre no âmbito do programa abrindo Espaços Humanitários (aEH) e é desenvolvido pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). O objectivo é fomentar comportamentos menos sujeitos à violência armada, dentro e fora das instituições de ensino, e criar um ambiente de respeito, tolerância e paz. Em suma, trata-se de gerar espaços humanitários. Dentro da escola é importante trabalhar questões de prevenção, considera a directora-geral de Programas e Projectos da SEEDUC, Magda Sayão.
O programa vai desde as noções básicas sobre valores como o respeito pela vida, até à reflexão sobre questões relacionadas com a violência e as suas consequências humanitárias, e o ensino de primeiros socorros. Jogos, trabalhos de grupo, debates, divulgação de filmes são alguns dos métodos utilizados. as acções desenvolvidas integram o calendário lectivo das instituições.