a guerra na Líbia levou dezenas de milhar de pessoas a fugir para os países vizinhos. O Níger, que integra a lista de países mais pobres do mundo, enfrenta com dificuldades o regresso de milhares de cidadãos
a guerra na Líbia levou dezenas de milhar de pessoas a fugir para os países vizinhos. O Níger, que integra a lista de países mais pobres do mundo, enfrenta com dificuldades o regresso de milhares de cidadãosO Níger pediu ajuda à comunidade internacional para fazer face ao afluxo de refugiados vindos da Líbia. Cerca de 57 mil africanos abandonaram o país de Muammar Kadahfi para se instalarem no território do país vizinho; desse número, grande parte são cidadãos nigerinos. apesar de ser rico em urânio, o Níger é um dos países mais pobres do mundo. acolher os refugiados é um grande desafio para o novo governo, pois, mais de metade da população vive abaixo do nível de pobreza.
Os campos para migrantes no Níger já estão sobrelotados e até as organizações internacionais já sentem dificuldades em dar assistência aos refugiados. a Organização Internacional das Migrações recebe num dos seus campos, com capacidade para 250 pessoas, cerca de mil pessoas por dia. Muitos refugiados são obrigados a instalarem-se na rua ou são recebidos por famílias de acolhimento, relata o jornal Le Monde.
Centenas de milhar de pessoas de outros países africanos migraram para a Líbia nos últimos anos para trabalhar no sector da indústria petrolífera, na agricultura e na construção civil. O actual estado de guerra leva muitos a fugir para países vizinhos. ao contrário da Europa e da Ásia, apenas alguns estados africanos conseguiram evacuar os seus concidadãos do país, onde a insegurança aumenta a cada dia.