Construção, agricultura e transportes são os sectores com mais desempregados. Um quarto da população não trabalha, factor que os peritos atribuem ao fraco crescimento económico
Construção, agricultura e transportes são os sectores com mais desempregados. Um quarto da população não trabalha, factor que os peritos atribuem ao fraco crescimento económicoNo primeiro trimestre de 2011, a taxa de desemprego atingiu os 25 por cento na África do Sul. Um número preocupante tendo em conta a quantidade de pessoas que, desmotivadas, preferem ficar em casa. apenas quatro em cada dez sul-africanos, com idades compreendidas entre os 15 e 64 anos, trabalham. a crise financeira de 2009 deixou milhares no desemprego e afectou em particular os sectores do transporte, construção e agricultura, informa a agência allafrica.
Os economistas atribuem o elevado nível de desemprego, que continua a aumentar, ao fraco crescimento económico; segundo os mesmos, este deveria atingir os 4 por cento. as finanças, o comércio e a exploração de minérios foram os únicos sectores com capacidade para aumentar os seus recursos humanos. O governo prometeu criar cinco milhões de empregos até 2020: um desafio considerável.