Foi o primeiro director negro da UNESCO, agência das Nações Unidas. Makhtar Mbow, antigo ministro da educação senegalês, lutou pela alfabetização das populações rurais
Foi o primeiro director negro da UNESCO, agência das Nações Unidas. Makhtar Mbow, antigo ministro da educação senegalês, lutou pela alfabetização das populações ruraisDakar presta homenagem a amadou Makhtar Mbow, ex-director da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), por ocasião dos seus 90 anos. No evento que decorre até amanhã, 12 de Maio, dezenas de convidados lembram aspectos importantes do seu trabalho. Destacam-se a defesa da África e da história do continente, o investimento na informação e comunicação, e a luta por um mundo mais humano. O programa prevê uma exposição de fotografias e a projecção de um documentário. Brasil e Estados Unidos da américa também já homenagearam o primeiro director negro da agência onusina.
as qualidades intelectuais e morais de amadou Makhtar Mbow são reconhecidas no mundo inteiro. a sua luta foi guiada por valores como a paz, o progresso, a justiça e a fraternidade. Cresceu no Sahel, em África. Cursou história em Sorbonne, em Paris, onde se destacou no meio académico. Foi ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto no Senegal. Leccionou história nesse país e na Mauritânia, tendo lutado pela alfabetização e educação comunitária das populações rurais e pela construção de escolas. Foi director da UNESCO entre 1974 a 1987.