Bispo de aveiro representa Conferência Episcopal Portuguesa na assembleia de bispos católicos da Europa, que decorre na albânia
Bispo de aveiro representa Conferência Episcopal Portuguesa na assembleia de bispos católicos da Europa, que decorre na albâniaO Papa desafia os bispos católicos europeus a encontrarem «novos caminhos de evangelização, em particular junto das novas gerações. Um apelo feito na mensagem enviada ao presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, que se encontra reunido em Tirana, na albânia. Bento XVI encoraja os prelados a «continuarem o trabalho desta estrutura valiosa de ligação entre os episcopados europeus que, há 40 anos, promove uma valiosa cooperação na actividade pastoral e ecuménica, adianta a Rádio Vaticano.
Os trabalhos, que decorrem pela primeira vez na albânia, começaram com a divulgação dos resultados do questionário sobre a nova evangelização enviado a cada Conferência Episcopal do mundo. O coordenador das missões católicas citadinas nas capitais europeias, Jean Luc Moens, salienta que «apesar de todas as diferenças, observamos uma conferência de fundo sobre a necessidade da nova evangelização.
O leigo belga que participou na apresentação do relatório revelou que «já foi realizado um trabalho muito importante, sob várias formas. Nota-se a grande diversidade nas respostas em função do «contexto particular de cada país e cada cultura. O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, alertou para as «várias formas de agnosticismo e de ateísmo prático e convidou os bispos a relerem os discursos do Papa, «sobretudo nas suas visitas à Grã-Bretanha, Portugal e alemanha.