O português era, até agora, bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região episcopal Santana
O português era, até agora, bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região episcopal SantanaÉ o terceiro bispo diocesano de Guarulhos, em São Paulo, criada por João Paulo II em Janeiro de 1981. O bispo Joaquim Carreira sucede a Luís Gonzaga Bergonzini, que apresentou a renúncia por limite de idade. O português vai tomar posse a 22 de Janeiro de 2012. Guarulhos, segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, tem mais de 850 mil católicos e apenas 49 padres, distribuídos 35 paróquias.
Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, emigrou com a sua família para o Brasil, ainda criança, aos dez anos de idade. Foi ordenado padre em 1977, em São Paulo. Um ano antes recebeu a ordenação diaconal na sua terra natal. Foi nomeado bispo auxiliar em Março de 2005, por João Paulo II, da arquidiocese de São Paulo.
É formado em Teologia do Casamento e da Família pelo Instituto João Paulo II da Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma. Na arquidiocese de São Paulo foi o bispo responsável pela Região episcopal Santana. Numa das visitas à sua terra natal, a Fátima Missionária conversou com ele. Desde Junho de 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.