acções de sabotagem não serão toleradas pela comunidade internacional. Quadro acordado é o caminho para a paz e segurança
acções de sabotagem não serão toleradas pela comunidade internacional. Quadro acordado é o caminho para a paz e segurançaNinguém deve minar o quadro acordado na Somália que estabelece acções políticas necessárias para restaurar a paz e a estabilidade no país. Essa sabotagem não será tolerada pela comunidade internacional, avisou o enviado das Nações Unidas para a Somália. ” a mensagem é clara: o roteiro é o caminho a seguir e quaisquer actores que tentem sabotar o processo não serão tolerados”, afirmou augustine P. Mahiga, representante especial do secretário-geral da ONU para a Somália, numa carta dirigida a todo o povo da Somália.
O roteiro – aprovado numa reunião consultiva realizada na capital do país, Mogadíscio, em Setembro – enuncia as medidas prioritárias a serem implementadas, antes do final do actual regime de transição em agosto próximo, nas áreas de segurança, na elaboração de uma nova Constituição e na reconciliação. Também se procura estabelecer as bases para uma boa governação. O acordo pede ainda a coordenação dos esforços internacionais para assegurar a sua implementação.