« a celebração do Natal convida-nos, pois, a elevar o coração para Deus e a aprender d”Ele a verdadeira humanidade», salienta o bispo antónio Marto
« a celebração do Natal convida-nos, pois, a elevar o coração para Deus e a aprender d”Ele a verdadeira humanidade», salienta o bispo antónio MartoO bispo da diocese de Leiria-Fátima defende que o Natal deste ano «desafia-nos a crescer em solidariedade e em entreajuda partilhando generosamente com as pessoas e as famílias mais fragilizadas e carenciadas. Na mensagem para a quadra natalícia, antónio Marto refere, também Portugal, «como boa parte da Europa é atingido por uma crise «de tremendas consequências sobejamente conhecidas.

Mas é também um «apelo a celebrar e a viver este Natal de modo mais autêntico e a dar-lhe uma importância acrescida. Não são só as soluções técnicas, os ajustamentos adaptados que põem fim a esta crise, salienta o bispo. «São precisas mudanças culturais profundas, conversão de mentalidades, novos modos de vida pessoal, familiar, social – um novo estilo de vida mais sóbrio para ser mais solidário, justifica o prelado.

Desta «grave situação de emergência só sairemos todos juntos e solidários, com o contributo de todos e de cada um. Para apoiar os que mais necessitam e mais sofrem, o bispo diocesano de Leiria-Fátima enumera um dos contributos que pode ser dado. Trata-se da campanha da Cáritas «10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz. O prelado apela a que «ninguém permaneça indiferente ao sofrimento dos nossos irmãos em dificuldade.

ao adquirir uma vela, por um euro, ajuda a iluminar a vida de quem mais precisa. 65 por cento do montante recolhido destina-se a apoiar famílias portuguesas em situação de carência; 35 por cento destina-se a apoiar o povo da Somália vítima de uma crise alimentar. Nos primeiros dez meses de 2011, as Cáritas diocesanas apoiaram cerca de 28 mil famílias portuguesas, o que representa um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, recorda o prelado.