Viver o mandamento do amor é o desafio deixado no final da segunda estação. ao mesmo tempo é recordado o testemunho espiritual do ministro paquistanês Shahbaz Bhatti
Viver o mandamento do amor é o desafio deixado no final da segunda estação. ao mesmo tempo é recordado o testemunho espiritual do ministro paquistanês Shahbaz Bhatti«Muitas vezes os extremistas procuram matar-me e prender-me; ameaçaram-me, perseguiram e aterrorizaram a minha família. Pediram aos meus pais que me dissuadissem de continuar a minha missão de ajuda aos cristãos e necessitados. Mas o meu pai e a minha mãe sempre me encorajaram. Enquanto tiver vida, até ao último respiro, continuarei a servir Jesus e esta pobre e humanidade sofredora, escreve o ministro paquistanês, Shahbaz Bhatti no seu Testamento espiritual.
Na segunda estação , os fieis lembram que Jesus carrega a sua cruz. Jesus carregou a cruz até o «Lugar da Caveira ou Gólgota. José allamano, fundador do Instituto Missionário da Consolata dizia aos missionários que «somos chamados a dar a vida pela salvação dos outros (… ) ficai contentes por morrer no campo de batalha. No final da segunda paragem desta Via-Sacra, os fiéis pedem ao Senhor que lhes dê «a força de viver sempre o mandamento do amor.