Duas partes já manifestaram a sua disposição para se encontrarem nos próximos dias e evitarem uma nova erupção de violência
Duas partes já manifestaram a sua disposição para se encontrarem nos próximos dias e evitarem uma nova erupção de violênciaas tensões resultantes dos conflitos militares na região fronteiriça do Sudão e do Sudão do Sul parecem estar a diminuir, e as duas partes já manifestaram a sua disposição para se encontrarem nos próximos dias em addis abeba, na Etiópia, e evitarem uma nova erupção de violência, anunciou esta quarta-feira o porta-voz da ONU.
Embora a situação exata no terreno ainda necessite de ser confirmada, neste momento a situação parece ser de acalmia, explicou Eduardo del Buey, porta-voz adjunto do secretário-geral das Nações Unidas, acrescentando que responsáveis da ONU na região se comprometeram ativamente na questão nos últimos dias.
Verificaram-se preocupações crescentes sobre a situação nesta fronteira recente, na sequência de relatos de confrontos armados na região de fronteira comum entre os dois países – o Sudão do Sul tornou-se independente no ano passado, depois de um referendo, a partir de cessão do Sudão.
O Conselho de Segurança da ONU expressou terça-feira a sua preocupação pela ameaça de se reacender o conflito entre os dois países. E apelou aos governos para exercerem a máxima contenção e pacificamente resolverem as questões que têm alimentado a desconfiança entre eles, incluindo disputas sobre petróleo, violência na região fronteiriça, cidadania, e disputa da área de abyei.