Milhares de agricultores suicidaram-se nos últimos anos na Índia, devido à grave crise económica. Para contrariar esta tendência, a Cáritas Indiana está a realizar programas de ajuda e assistência aos pequenos camponeses
Milhares de agricultores suicidaram-se nos últimos anos na Índia, devido à grave crise económica. Para contrariar esta tendência, a Cáritas Indiana está a realizar programas de ajuda e assistência aos pequenos camponesesCerca de 300 mil agricultores suicidaram-se nos últimos 20 anos na Índia, segundo o Departamento Nacional de Estatística indiano. Só nos primeiros meses deste ano, 257 agricultores puseram termo à vida em Maharashtra, o estado indiano mais atingido por este problema. Segundo os investigadores, citados pela agência Fides, a dura crise económica é a principal causa deste fenómeno, porque leva os agricultores a considerarem que não há futuro para eles.
a produção de algodão é a principal atividade na Índia. No entanto, a descida dos preços a nível mundial e a fraca procura deste produto não são tendências promissoras. a maioria dos agricultores contraiu dívidas com institutos de crédito locais e não consegue pagar os juros altos.
a Igreja indiana está atenta ao fenómeno e já por várias vezes o identificou com uma ferida profunda na sociedade indiana, expressando solidariedade com os agricultores e promovendo, através da Cáritas Indiana, programas de ajuda e assistência aos pequenos camponeses, incentivando a formação profissional e o microcrédito. a Igreja convida o governo indiano a tomar medidas para garantir a segurança alimentar da população.