líder comunitária do Uganda foi homenageada pelo seu trabalho na promoção da conservação e do uso sustentável dos recursos das florestas
líder comunitária do Uganda foi homenageada pelo seu trabalho na promoção da conservação e do uso sustentável dos recursos das florestas a ugandesa Gertrude Kenyangi foi homenageada pelos seus esforços para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos das florestas, durante uma cerimónia inserida no 14. º Congresso Internacional de Florestas. O evento decorreu em Durban, na África do Sul, esta semana.
a ativista africana foi distinguida com o prémio Campeões da Floresta Wangari Maathai 2015, devido aos seus esforços para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos florestais do país, segundo a Rádio das Nações Unidas.
a galardoada trabalha desde 1994 com a agência Nacional de Florestas do Uganda para promover e proteger o uso sustentável das florestas tropicais em dois distritos do país.com a ajuda de mulheres dessas comunidades, a ativista plantou mais de um milhão de árvores na região de floresta natural Rwoho. Segundo a FaO, essas atividades permitiram abrandar a adaptação aos efeitos das alterações climáticas e geraram novos rendimentos para os moradores da região.
O galardão Campeões da Floresta foi criado em 2012 pelo grupo Parceria Colaborativa sobre Florestas, que é presidido pela Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FaO). Eva Muller, diretora de Produtos e Política Económica Florestal da FaO, destaca que o mundo está a precisar de mais líderes comunitários como Kenyangi.