a União Europeia aprovou um fundo de 165. 7 milhões de euros para o esforço de apoio a 10 países africanos que enfrentam crises humanitárias.
a União Europeia aprovou um fundo de 165. 7 milhões de euros para o esforço de apoio a 10 países africanos que enfrentam crises humanitárias. “O fundo destina-se às necessidades previstas devido às crises actuais, mas contempla uma margem para catástrofes inesperadas que possam ocorrer durante o ano” disse amadeu altafaj, porta-voz da União Europeia (EU). Esta decisão foi anunciada enquanto se comemorava o primeiro aniversário do tsunami do oceano índico que matou mais de 200 mil pessoas.
“Milhões de pessoas vulneráveis de África estão expostas a desastres naturais como a seca, as cheias, as infestações de insectos e os conflitos armados”, disse Louis Michel, Comissário Europeu para o Desenvolvimento e a ajuda Humanitária. Este comissariado vai ter a missão de gerir o fundo, trabalhando com os seus 180 parceiros, que incluem agências das nações Unidas e o movimento da Cruz Vermelha, na a implementação dos projectos.
Cerca de 48 milhões de euros foram já destinados para crise no Sudão e 38 milhões de euros para a crise na República Democrática do Congo. Os outros países que vão ser beneficiados são: Burundi, Chade, Comoros, Costa do Marfim, Libéria, Madagáscar, Tanzânia e Uganda.