Os fiéis podem acompanhar as celebrações através de diversas plataformas digitais. A suspensão das celebrações comunitárias não acontecia em Portugal desde a gripe espanhola
O Santuário de Fátima teve a sua primeira Eucaristia dominical sem assembleia no último domingo, 15 de março. Presidiu à celebração Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima. «As contingências do momento presente impedem-nos do encontro com Cristo na Eucaristia. São circunstâncias que nos exigem criatividade e, por isso, constituem um desafio a procurarmos mais intensamente esse encontro na escuta da Palavra de Deus, na oração e na atenção aos outros», explicou o sacerdote.
Através das plataformas digitais, Carlos Cabecinhas disse aos fiéis que a sede «de vida e de felicidade» que é possível sentir «só pode ser saciada por Jesus» uma vez que Ele «é a fonte de água viva». «A sede é um dos suplícios mais atrozes e uma das privações mais difíceis de suportar. É a imagem mais expressiva dos nossos desejos e anseios», disse o responsável.
O reitor do Santuário de Fátima afirmou que qualquer pessoa tem «sede de felicidade, de sentido para a vida, de eternidade e de reconhecimento pelos outros», e que existe a «ilusão» de que é possível saciar essa sede através «do reconhecimento dos outros e dos êxitos profissionais». No entanto, enquanto se busca por esses «charcos de água», as pessoas vão-se «esquecendo que a verdadeira fonte de água vida, que é capaz de saciar tudo, é Jesus Cristo», frisou Carlos Cabecinhas.
O reitor do templo mariano convidou os fiéis a «reconhecer o lugar de Jesus Cristo e a sua centralidade» na vida de cada um. «Esta é uma descoberta a que somos especialmente convidados neste tempo da Quaresma; só Ele nos pode oferecer a água que mata a sede da necessidade», afirmou, citado pelos serviços de comunicação do santuário.
Como medida de contenção do novo Coronavírus, todas as celebrações no Santuário de Fátima vão decorrer à porta fechada e sem assembleia, pelo menos até à Páscoa. No entanto, o Santuário de Fátima transmite de segunda-feira a domingo Eucaristia às 11h00 e às 19h15, e a recitação do terço às 18h30 e às 21h30. As transmissões poderão ser acompanhadas em direto em www.fatima.pt, no youtube, no canal Sapo e na posição 707070 do MeoKanal. A suspensão de celebrações comunitárias não ocorria em Portugal, desde a gripe espanhola.