Peregrinos de Fátima, entre eles casais que se preparam para o matrimónio, foram convidados a «nunca cair na tentação do acomodamento», e a olhar para o exemplo de vida da pequena Santa Jacinta. A música também fez parte deste segundo domingo da Quaresma
É essencial «nunca cair na tentação do acomodamento», e escutar «com atenção a Palavra de Deus, descobrindo a Sua presença e acolhendo-A», disse Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto, na Eucaristia a que presidiu na manhã do último domingo, 8 de março, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.
Segundo o prelado, os cristãos devem fazer mudanças nas suas vidas, dando resposta à pergunta – «O que quer Deus de mim?» «Ao mudarmos as práticas que habitamos há muito tempo, a Palavra escutada torna-se centro renovador da própria existência, da pastoral e dos relacionamentos», explicou o bispo auxiliar do Porto. Entre aqueles que escutavam Armando Domingues estavam os participantes do 50.º Encontro de Peregrinação Anual dos Centros de Preparação para o Matrimónio. A jornada levou até à Cova da Iria casais que se preparam para o matrimónio.
O segundo domingo da quaresma ficou também marcado, no Santuário de Fátima, por um momento formativo e musical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A iniciativa foi uma ocasião para escutar Ana Luísa Castro, médica, religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, e coordenadora do Posto de Socorros do Santuário de Fátima.
«A menina que gostava de bailar aprendeu com o Imaculado Coração de Maria a dançar uma nova melodia, a da vontade de Deus. (…) Naquela prisão, pronta para o martírio, Jacinta dançava, deixando-se conduzir pelo pobre ladrão, tal como na hora da derradeira entrega até à morte dançaria nas mãos de Deus. (…) Quando vai para Lisboa, doente, sabia que não voltava (…) É difícil, mas não importa, faz por amor. Assim acontece com os bailarinos ou com qualquer bom desportista, fazem parecer simples o que é difícil. Talvez esta seja uma das facetas principais de Santa Jacinta: a entrega honesta e total de coração que faz depois parecer simples a sua entrega sacrificial pelos outros», disse a religiosa, citada pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Depois da palestra, os peregrinos puderam escutar um recital, dinamizado pelos membros do «Coro Autêntico – Coro de Câmara da ESART», que atuaram sob a direção de Gonçalo Lourenço. O próximo «Encontro na Basílica» está marcado para o dia 7 de junho e será uma ocasião para escutar Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia. A religiosa vai dinamizar uma palestra subordinada ao tema – «Lúcia, uma vida plena de luz».