Vida e escritos da santa carmelita Edith Stein vão estar em foco, ao longo de um dia, na cidade de Fátima, no âmbito de um colóquio promovido pela Ordem dos Carmelitas Descalços
A vida de Edith Stein, uma santa carmelita, está na origem de um colóquio que vai realizar-se na Casa Domus Carmeli, em Fátima, no próximo sábado, 14 de março, entre as 10h00 e as 18h00. Com o nome «Fé, história e razão em Edith Stein», o colóquio visa «reavivar a chama» da mensagem desta carmelita.
A iniciativa será uma ocasião para «reunir todos quantos» encontram na vida e escritos desta religiosa uma «fonte de inspiração para a busca de sentidos mais profundos para a vida». O encontro incidirá sobre dois âmbitos do pensamento de Edith Stein – a fé e a razão – «numa leitura atualizada deste diálogo sempre fecundo». Do colóquio fazem parte «dois painéis sobre as áreas histórico-filosóficas e teológico-espirituais», conforme indicam em comunicado os promotores do encontro.
A iniciativa é promovida pela Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD), que, a partir deste colóquio, «gostaria de criar um grupo de estudo da vida e obra de Edith Stein», com o propósito de «enriquecer o pensamento e espiritualidade atuais com o seu contributo». Esta iniciativa acontece quatro anos depois da realização do congresso «A busca da verdade em Edith Stein». O programa detalhado do encontro pode ser consultado online.