Médica e religiosa vai falar aos peregrinos de Fátima sobre a vida de entrega aos mais frágeis que a mais pequena das pastorinhas levou. Logo depois terá lugar um momento musical
A vida de Santa Jacinta Marto, que completaria 110 anos esta quinta-feira, 5 de março, está no centro de uma palestra que será dinamizada por Ana Luísa Castro, médica e religiosa da Aliança de Santa Maria. A conferência está agendada para o próximo domingo, 8 de março, e terá início pelas 15h30. A irmã vai levar até aos fiéis uma comunicação subordinada ao tema «Jacinta Marto, uma entrega até ao fim».
«Jacinta faz o difícil – a renuncia, o sacrifício – com uma leveza de movimentos que chega a parecer simples, porque entregara verdadeiramente o coração a Deus», defende a religiosa, que atualmente coordena o Posto de Socorros do Santuário de Fátima.
Para a irmã Ana Luísa, a vida da pequena Jacinta Marto poderia descrever-se «como a dança de um coração compassivo, bela pela simplicidade e ternura de criança e, simultaneamente, pela intensidade da sua entrega por todos os feridos deste mundo». A pequena vidente, mesmo «fragilizada pela doença não se deixa dominar pelo medo ou pela autocomiseração, mas olha de frente o mistério do mal e do sofrimento», destaca a irmã, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Depois das palavras da irmã Ana Luísa, os peregrinos vão poder escutar os músicos do «Coro Autêntico – Coro de Câmara da ESART», sob a direção de Gonçalo Lourenço. A conferência e o recital dão forma a mais uma edição da iniciativa «Encontros na Basílica», que tem lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde 2018.