Professora de Belas Artes nascida no Líbano expõe no Consolata Museu ovos gravados e pintados com motivos religiosos e folclore

Cinquenta ovos de avestruz, galinha, peru e ganso, decorados com temas religiosos, e também alusivos ao folclore libanês, sueco e português, podem ser conhecidos no Consolata Museu, em Fátima, a partir das 16h00 do próximo sábado, 7 de março. As peças expostas dão forma à exposição «Ovos artísticos – gravados e pintados», da autoria de Elysabeth Zena Haddoub, artista do Líbano, que reside em Fátima.

A autora dos objetos em exposição é professora de Belas Artes, e explica que foi «atraída» pela técnica de gravação de ovos durante a guerra civil do seu país, em 1987, durante o período da Páscoa. «Comecei a desenvolver algumas miniaturas de ícones religiosos pintados sobre cascas de ovos de galinha, peru, ganso e avestruz, representando diferentes imagens a partir do Novo Testamento. Aos poucos fui introduzindo novos elementos para além dos religiosos, como temas do folclore sueco e português», explica a artista.

Elysabeth Haddoub teve a sua primeira exposição no Líbano. O museu dos Missionários da Consolata acolhe agora a terceira exposição da artista realizada em Portugal. Os trabalhos da professora de Belas Artes foram também já expostos na Suécia, em 2002, a «convite do Ministério da Educação para a abertura do Ano Internacional Cultural, atribuído àquele país nesse ano».

Elysabeth Haddoub afirma que a exposição das suas obras no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia «significa muito» para si, tornando-se num «incentivo» para «fazer mais e melhor». Os «Ovos artísticos», decorados «através das técnicas de pintura e gravação» podem ser conhecidos até ao próximo dia 3 de maio. O Consolata Museu está de portas abertas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, até ao final de março. Nos meses de abril e maio, o museu encerra às 18h00