O atual contexto pandémico levou variadas agências de correios de todo o mundo a procederem a mudanças ao seu habitual funcionamento, de forma a assegurar a saúde dos seus funcionários e utilizadores. À União Postal Universal (UPU), uma agência das Nações Unidas dedicada ao setor, chegaram diversas notas relativas a alterações neste serviço, na sequência da pandemia.

Apesar das limitações de circulação em vigor em diversos países depois do encerramento de fronteiras, carteiros de todo o mundo continuam a exercer a sua atividade, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades de saúde e das medidas tomadas pelos governos de cada país.

É neste contexto que a União Postal Universal elogia a “dedicação dos carteiros e outros profissionais dos correios, determinados a fazer o melhor para manter os serviços em circunstâncias difíceis, jamais vivenciadas em tempos de paz”.

Em continente europeu, a UPU destaca o caso italiano, um dos países do mundo mais afetado pela Covid-19, e onde os correios continuam a “trabalhar para atender o público”. A agência das Nações Unidas destaca o facto das autoridades do país terem já anunciado um plano para desinfetar todas as agências dos correios.