A horta pedagógica da Escola de Santo António, em Faro, nasceu no início deste ano letivo, envolvendo 30 alunos da turma de educação especial e uma turma de quinto ano daquele estabelecimento de ensino. No entanto, o encerramento das escolas como medida de contenção da Covid-19, fez com que os alunos ficassem em casa, sem a possibilidade de continuarem a cuidar da horta.
Com o objetivo de não deixar estragar os alimentos produzidos na horta pedagógica, e de ainda apoiar aqueles que mais sofrem com a atual crise gerada pela pandemia, os responsáveis pelo projeto decidiram que será o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) de Faro a colher os bens alimentares.
“Surgiu-nos a ideia de distribuir aquilo que produzimos por pessoas necessitadas, nesta altura em que há mais gente a precisar. Então decidimos que seriam os voluntários do CASA a colher os legumes e a entregá-los”, explicou Luís Miguel Gomes, professor da turma de Educação Especial no estabelecimento de ensino, e coordenador do projeto. De acordo com o responsável, citado pelo jornal ‘Sul Informação’, entre os bens a doar àqueles que vivem sem-abrigo encontram-se couves, alfaces, salsa e pimentos.