Dezenas de tablets foram entregues a 45 crianças das 30 famílias que recebem apoio alimentar através da Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento portuguesa. De acordo com o organismo nacional, as famílias que apoiam têm tido “dificuldades” no acesso à educação online, nomeadamente devido à “falta de recursos materiais”.
Através das redes sociais, a equipa da Helpo dá conta das reações dos mais novos a esta oferta. “O impacto que este gesto terá no acesso à educação online das nossas crianças materializou-se num Pedro (normalmente o mais tagarela de todos) boqueaberto e sem palavras, numa Matilde visivelmente emocionada e a conter, com muita dificuldade, a vontade de nos abraçar e numa Júlia claramente satisfeita e alividada por já não precisar de ler os conteúdos da escola através do telemóvel do pai.”
Além de “um tablet por cada família”, os agregados familiares receberam também “um cabaz alimentar”. A iniciativa foi uma forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho. “Continuaremos a dar o nosso melhor para que os sorrisos rasgados de (…) se prolonguem durante o ano inteiro”, afirma a equipa da Helpo.