Catedral de Bissau
Catedral de Bissau, Guiné-Bissau

O aumento do número de infetados pelo novo coronavírus e a necessidade de preparar melhor as comunidades para o regresso às celebrações religiosas comunitárias levaram a Igreja Católica a adiar a reabertura das atividades, apesar de já estar autorizada a fazê-lo pelo governo.

Em comunicado, difundido pelas dioceses de Bissau e Bafatá, os fiéis são aconselhados a ter um pouco mais de paciência e a evitarem encontros de convívios, cafés, almoços de missas e reuniões em memória de familiares falecidos. A rádio Sol Mansi, emissora católica de cobertura nacional, continuará a transmitir as missas dominicais.

As portas das igrejas deverão estar abertas para receção de visitas de fiéis para oração pessoal, mas com o uso de máscara e o sacramento da confissão poderá ser feito pelo menos uma vez por semana de preferência ao ar livre, refere a mesma nota.

Tendo em conta a atual situação epidemiológica do país, a Igreja Católica pede que as rádios do país e as redes sociais continuem a informar e a sensibilizar a população sobre a gravidade da situação, o que deve ser feito para mudar atitudes e evitar o alastramento do vírus que já chegou ao interior da Guiné-Bissau.