A população de tartarugas marinhas encontra-se cada vez mais ameaçada na sequência de problemáticas como a pesca ilegal, assim como a progressiva urbanização nas proximidades das praias, o que acaba por obstruir a sua nidificação.

Com o propósito de levar a um crescimento da população de tartarugas marinhas naquela região, foram libertadas mais de 10 mil tartarugas bebés nas praias da ilha de Bali, na Indonésia. A ação ocorreu no final da última semana, por iniciativa da Bali Sea Turtle Society (BSTS) e do Bali Natural Resources Conservation Center (BKSDA).

A libertação das tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) foi levada a cabo por voluntários e habitantes locais, e teve lugar nas praias de Gianyar e de Kuta. A iniciativa constitui também uma forma de promover a conservação desta espécie na região. Com o objetivo de proteger as tartarugas e os seus ovos, permitindo que estas consigam chegar ao oceano em segurança, são diversas as organizações que todos os dias trabalham na ilha com este propósito.