O governo da Suécia vai disponibilizar um milhão de dólares (cerca de 836 mil de euros) para reforçar a assistência às famílias mais vulneráveis das províncias de Gaza e Inhambane, no sul de Moçambique, informou esta semana o Ministério da Economia e Finanças moçambicano.
A iniciativa conta com o apoio das Nações Unidas, vai abranger a população de 13 distritos e insere-se nas estratégias do governo moçambicano para assegurar a resiliência das famílias mais carenciadas face às alterações climáticas.
Moçambique é atingido ciclicamente por ventos ciclónicos e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral, sobretudo entre os meses de outubro e abril. Na última época de chuvas, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades registou a morte de 54 pessoas devido a desastres naturais. Muitas habitações sofreram danos com as inundações, o que afetou cerca de 65 mil pessoas.
Em dezembro do ano passado, as chuvas fortes provocaram também o desabamento de uma ponte sobre o rio Montepuez, deixando isolados temporariamente sete distritos do norte da província de Cabo Delgado.