reparação

Cerca de 600 toneladas de lixo eletrónico foram transformados em equipamentos novos, para serem oferecidos aos mais desprotegidos, no âmbito de um programa sustentável, que tornou possível doar este ano mais de 100 mil euros em equipamentos a hospitais, escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que prestam apoio a crianças e jovens desfavorecidos no acesso ao ensino à distância.

Às unidades de saúde foram doados tablets, smartphones e intercomunicadores, assim como frigoríficos, máquinas de lavar e variados pequenos eletrodomésticos, para copas improvisadas, e para a lavagem segura de uniformes de enfermeiros, médicos e auxiliares. A pensar no ensino à distância, foram doados a IPSS portáteis, desktops, monitores e tablets.

As ofertas aconteceram no âmbito do programa de responsabilidade social e ambiental da Worten, que numa altura de pandemia se reorientou para dar resposta às maiores carências da população. No âmbito da campanha “Transforma os teus equipamentos elétricos antigos numa grande ajuda” foram entregues nas lojas Worten 582 toneladas de REEE, só no mês de junho.

“Esta campanha revelou, mais uma vez, que os portugueses se empenham em participar ativamente em causas nobres como a reciclagem e a solidariedade social, desta vez com uma tónica ainda mais forte, marcada pela pandemia”, refere em comunicado Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, entidade responsável pela gestão dos resíduos elétricos e eletrónicos no âmbito do “Worten Transforma”, um programa que se encontra em vigor há mais de 10 anos, tendo contribuído para a reciclagem de mais de 55 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).