Na homilia de tomada de posse, como bispo da diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto apontou prioridades para os cristãos viverem a sua fé.
Na homilia de tomada de posse, como bispo da diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto apontou prioridades para os cristãos viverem a sua fé. Maria, Mãe da Igreja, sustenta a fé eclesial nos momentos de dificuldade e de provação. a Ela peço que guie os meus passos na minha missão de confirmar os irmãos na fé.
Junto do seu santuário, na Cova da Iria, em união íntima ao seu Coração Imaculado, deixemo-nos confortar pelas palavras de Jesus: Não tenhais medo! Tende confiança! Eu estarei convosco, todos os dias, até ao fim dos tempos!. as palavras são de antónio Marto que, hoje, 25 de Junho, tomou posse como bispo da diocese de Leiria-Fátima. No último parágrafo da sua homilia, o prelado reafirmou a sua devoção a Nossa Senhora e lembrou a importância de Fátima.
Já na diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto não deixa de recordar os seus antigos diocesanos de Viseu. Desde que disse sim à nomeação do Santo Padre, vós entrastes no meu coração de pastor. Dele não sairão os muitos que até agora amei e guiei na fé, mas com eles – tende a certeza – entrais todos vós com pleno direito de filhos, afirmou.
Fé com qualidade
Vivemos uma época cheia de paradoxos, aos quais é preciso prestar atenção. Nunca houve tanto desejo de espiritualidade e interesse pela religião; por outro lado, há muito individualismo, consumismo e materialismo. Nunca houve tantos meios de comunicação e, contudo, as pessoas têm necessidade de falar, de se encontrar.
Na sua meditação sobre o horizonte do nosso ser cristão hoje, na sociedade complexa em que nos é dado viver, o bispo de Leiria-Fátima apresentou algumas prioridades. a tónica foi a da qualidade da fé: O nosso tempo não é propriamente o ateísmo, mas antes a confusão relativa à fé, a indiferença, a tibieza, a superficialidade da fé, o analfabetismo religioso, a perda da memória cristã, o complexo de inferioridade que se apoderou de muitos cristãos, assinalou. as prioridades enunciadas são: Começar de novo a partir de Cristo, Viver a espiritualidade da comunhão e amar o mundo do nosso tempo.
O novo bispo irá prosseguir o programa traçado para a diocese sob o lema Testemunhar Cristo, fonte de esperança.
Leia a homilia na íntegra.