Surdos participam em celebração legendada, pela primeira vez, no Santuário de Fátima.
Surdos participam em celebração legendada, pela primeira vez, no Santuário de Fátima. Dezenas de surdos participaram de modo especial na eucaristia celebrada no recinto do Santuário de Fátima, na peregrinação de surdos e amblíopes.
Um ecran gigante, colocado do lado da colunata sul, permitiu -lhes acompanhar, através de legenda, as palavras e cânticos da celebração. Quem acompanhou esta eucaristia, a partir de casa, com transmissão pela RTP 1, fê-lo a partir da tradução gestual, no canto inferior direito do ecran.
Trata-se de um projecto inovador do Instituto Politécnico de Leiria e que visa permitir mais acessibilidades. Uma equipa que está a trabalhar neste projecto este presente na celebração para monitorizar a experiência.
Durante a eucaristia, o presidente da celebração, o bispo emérito de Coimbra, João Alves referiu-se de modo especial a estes peregrinos. “Tenhamos presentes, hoje, de modo especial, os nossos irmãos surdos que quiseram fazer a sua peregrinação a este santuário. acolhemo-vos, também, como iguais”.
aos fiéis, na celebração que, coincide com a primeira peregrinação nacional das religiosas das Dores, ao Santuário, o prelado referiu que, em situações de sofrimento, a resposta de um cristão deve ser a confiança em Deus. Porque “pode ajudar-nos a tornar fecundo o sofrimento”, ou seja, a compreender o porquê deste mesmo sofrimento, à luz da fé.
Mas, salvaguardou, um cristão tem também o dever de fazer tudo o que estiver ao seu alcance pelas suas melhoras: “não deve desistir de lutar pela sua saúde”.
Nas palavras finais da homilia que, dirigiu aos peregrinos, exortou-os a que “a nossa vida seja vivida com alegria e na paciência mesmo nas horas de sofrimento”.