A Sé de Braga vai acolher a 25.ª edição do Puer Natus Est (PNE), um tradicional concerto de Natal naquele templo religioso, dinamizado pelos membros do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM). O momento musical conta com as notas de um dos órgãos monumentais da Sé de Braga, e vai realizar-se no próximo dia 18 de dezembro, às 21h00.
O espetáculo que assinala a quadra de Natal está limitado a 50 pessoas. “O concerto está planeado para que tudo decorra com a maior segurança possível”, disse João Pedro Quesado, presidente da direção do CAUM, garantido que todas as pessoas vão utilizar máscara, “inclusive a cantar.”
“Queremos que o concerto tenha apenas um impacto positivo e que devolva a Braga um pouco da sensação de Natal, mais próximo daquilo a que estamos habituados”, explicou o responsável, citado pelos serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.
Segundo o responsável pelo CAUM, foi criado “um plano de contingência para o concerto”, o qual “está a ser avaliado pela autoridade de saúde local”, e que “o que a autoridade determinar, será aplicado”. “A presença de público será anulada se for entendido que essa é a opção mais segura”, referiu o presidente do coro académico.
O concerto natalício tem habitualmente uma dimensão solidária, e este ano não será exceção, aliando-se à associação SOS Racismo. “Numa época que se fala de paz, amor e união, é essencial desconstruir preconceitos e erradicar as injustiças estruturais da nossa sociedade. Por isso, desde o primeiro momento que escolhemos a SOS Racismo como a entidade que queríamos apoiar”, e para a qual se aceita donativos, referiu João Pedro Quesado. O momento musical será transmitido nas redes sociais do CAUM dia 24 de dezembro, às 21h30, ficando disponível na íntegra, por um período limitado.