Apesar da suspensão da 32.ª edição da Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (FNPSSA), devido à atual pandemia, a Comunidade Vida e Paz reforçou o seu apoio às pessoas que vivem em situação de sem-abrigo, através da iniciativa, “Ação de Natal” que decorreu nos passados dias 18, 19 e 20 de dezembro, junto à Estação Ferroviária de Santa Apolónia e Gare do Oriente, na Praça do Rossio, em Alcântara, nas proximidades do Pavilhão Carlos Lopes e na Amadora.
A iniciativa foi uma ocasião para a distribuição de “produtos de higiene, bens alimentares e roupas”, para um serviço de barbearia, para atendimentos em setores como a Segurança Social e IEFP, para a prestação de cuidados de saúde e de enfermagem, e para encaminhamentos para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e para o Espaço Aberto ao Diálogo (EAD).
Renata Alves, diretora-geral da Comunidade Vida e Paz, faz um balanço da iniciativa. “Numa época natalícia altamente atípica e que nos apela às restrições de contacto físico, conseguimos organizar a ‘Ação de Natal’ da Comunidade Vida e Paz e, durante estes três últimos dias, foi possível manter os gestos e a troca de afetos, respeitando as medidas de segurança”, destaca a responsável. Segundo Renata Alves, devido à confiança na instituição, “foi possível ir ao encontro das pessoas, satisfazer algumas das suas necessidades e ajudar a resolver alguns dos seus problemas, provocar a verdadeira mudança e reconstruir sentidos de vida”.
A responsável realça que o “sucesso desta ação resulta do envolvimento de todos os voluntários, profissionais, parceiros e benfeitores que contribuíram com muito carinho, entrega e compaixão, disponibilizando os recursos necessários”. “A cada um deles, gostaríamos de demonstrar a nossa enorme gratidão. Bem Hajam”, refere Renata Alves, em comunicado. Através das redes sociais, os envolvidos nesta ação referem que esta foi “muito gratificante, com resultados bastante positivos”.