Barack Obama, senador democrata americano pelo estado de Ilinois tornou-se uma celebridade no Quénia.
Barack Obama, senador democrata americano pelo estado de Ilinois tornou-se uma celebridade no Quénia. O pai do senador Obama nasceu e cresceu na região Oeste do Quénia, perto da cidade de Kisumu, ao passo que o senador nasceu e cresceu nos Estados Unidos. Por aqui é considerado filho cá da terra, um futuro presidente da américa, espécie de messias prometido. é o sonho americano projectado além fronteiras.
Há dias, o recém-eleito senador Obama chegou a Nairobi. Era uma visita à aldeia onde o pai dele está sepultado, à avó ainda viva e aos familiares. a sua vinda tornou-se algo de sensacional. Centenas de milhares de pessoas gritaram hossanas a este filho cá da terra que um dia resolverá todas as crises deles. E o senador não se acanhou. Lá ia gritando que dará a conhecer ao povo americano os problemas do povo queniano. Para já virão de lá mais uns tantos milhões de dólares para a luta contra a SID a e para outros programas de alívio da pobreza.
Positivo foi o facto de ele mesmo, assim como a esposa, se submeterem em público ao exame da SIDa. é coisa que neste país nenhum político ousa fazer. Ser apontado como portador de SID a é causa de gravíssimos inconvenientes. Leva até à perda do emprego e ao isolamento, mesmo dentro da família.
O senador Obama regressa agora a Washington. Esperamos que, como quenio-americano além de afro-americano, saiba manter algumas das promessas que tão abundantemente elargiu. Para já as previsões não são muito optimistas. Os santos de casa não são milagreiros. O povo continua a clamar por um direito, a que se chama justiça, e pelo controle de um abuso chamado corrupção. a nossa américa está-nos à porta. é belo sonhar…