Os organizadores da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão realizar a WYD Global Race, uma “corrida a nível planetário”, conforme explicam os promotores deste grande evento juvenil, que vai realizar-se em agosto de 2023, em Lisboa. A corrida será “pioneira no seu género”, e terá lugar de 21 a 30 de novembro, tendo como “grande missão promover a JMJLisboa2023 e angariar fundos para a sua preparação e realização”.
A atividade tem um “carater inovador”, e “alia a prática do exercício físico à dimensão solidária”, destacou Duarte Ricciardi, secretário executivo da JMJLisboa2023. “Desejamos que os frutos desta corrida possam ajudar milhares de jovens a viver a experiência única de participar numa Jornada Mundial da Juventude”, acrescentou o responsável.
Segundo os serviços de comunicação da JMJ, esta será uma corrida que irá decorrer em “formato digital”, onde “cada atleta corre no seu contexto”, sendo que “os tempos e distâncias são registadas por numa plataforma global”, o que permitirá a “participação e a competição entre todos, independentemente da sua geografia”.
As pessoas interessadas em participar podem proceder à sua inscrição online, ou fazer o download da App. A 30 de novembro a atividade chegará ao fim e os “resultados estarão disponíveis para consulta”. “As pessoas que queiram podem ainda seguir os atletas na plataforma, acompanhando os treinos e as corridas. Poderão mesmo enviar incentivos ou fazer doações por objetivos cumpridos pelos atletas que apoiam”, refere a organização da JMJ Lisboa, destacando que as “verbas recolhidas, tanto através das inscrições como dos patrocínios da corrida, servirão para angariar fundos para a preparação e realização” do evento juvenil na capital portuguesa.
A corrida vai acontecer em parceria com a Move Sports. “Sentimo-nos interpelados pelo tema da JMJLisboa2023, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, e pensámos de imediato na importância do movimento e a urgência de ação. Por outro lado, o mundo tem sido repetidamente confrontado pelo próprio Papa Francisco, para a necessidade de mudarmos de vida, de cuidarmos da Casa Comum, o que implica a prática de hábitos saudáveis de vida. Juntamos tudo isto e a corrida pareceu-nos algo de natural. Fizemos a proposta à organização das JMJLisboa2023 e fomos muito bem acolhidos. A partir daí, o caminho foi simples. O nosso desafio é dar a oportunidade às pessoas de correr por um propósito e com um objetivo”, explica António Cunha, da Move Sports.