José Afonso, irmão Missionário da Consolata, faleceu na manhã desta terça-feira, 29 de março, no Hospital de Santo André, em Leiria, aos 85 anos de idade, após doença prolongada, referem os Missionários da Consolata, numa nota dedicada ao falecimento do religioso.
O corpo do irmão Afonso “vai estar em câmara ardente a partir das 11h00 desta quinta-feira, 31, na capela pública do antigo Seminário da Consolata, em Fátima”. A Missa exequial vai realizar-se às 15h00, seguindo-se depois o cortejo fúnebre até ao cemitério de Fátima.
O irmão Afonso nasceu a 20 de dezembro de 1936, na freguesia de Rebolosa, no município do Sabugal. Tinha 65 de profissão religiosa como missionário da Consolata, e estava na comunidade dos Missionários da Consolata de Fátima “já há algumas décadas, onde trabalhava, fazendo milhares de imagens de Nossa Senhora de Fátima e outros objetos religiosos, num silêncio operante”.
O falecimento do religioso está a fazer com que muitas pessoas recorram às redes sociais para manifestar o seu apreço pela vida e obra do irmão Afonso. Entre os muitos comentários, é possível ler palavras como – “O irmão Afonso primava pelo exemplo e pela afabilidade” ou “Sempre foi um missionário calmo e sereno”.
Um outro testemunho recorda a tranquilidade com que o religioso fazia o seu trabalho diário. “Estudando em Fátima, tive o privilégio de o ajudar nos retoques em especial de presépios, o que foi maravilhoso. Sempre em silêncio, quase limitado ao mínimo nas explicações das tarefas, de modo sereno e muito profissional. Sentidos pêsames a toda a Família da Consolata, extensivos a todos os demais amigos e familiares”, escreve Miguel Ângelo.