Fizeram-se anunciar 33 grupos de peregrinos para a missa dominical que teve lugar no recinto de oração do Santuário de Fátima, no último domingo, 5 de junho. Os grupos participantes eram provenientes da Polónia, Irlanda, Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos da América, Croácia, Brasil, China e Portugal. Destaque ainda para a presença de elementos da Família Dehoniana, que fizeram a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, comemorando 75 anos de presença em território português.
A celebração aconteceu por ocasião do Pentecostes, o 50.º dia depois da Páscoa, dia em que os cristãos celebram a descida do Espírito Santo, e que “é considerado o momento do nascimento da Igreja”, conforme destacou Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima, que presidiu à celebração.
Na tarde do mesmo domingo, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu o terceiro “Encontro na Basílica” deste ano pastoral, com Liliana Reis, religiosa da Aliança de Santa Maria, a convidar os fiéis a refletir sobre “O Santuário como lugar para a experiência da ‘luz que é Deus’”. Os santuários, por serem “lugar de comunhão com Deus e com os irmãos, recordam-nos a nossa condição peregrina neste mundo e como apenas alcançaremos a plena identidade quando alcançarmos a meta para a qual caminhamos”, disse a religiosa. A segunda parte do encontro contou com a intervenção de Davide Barros, organista do Santuário de Fátima, e de Fausto Ferreira, cantautor autodidata, que se entregou à declamação de poesia.