Aproxima-se mais uma grande jornada ao Santuário de Fátima. José Ornelas Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima, “presidirá pela primeira vez a uma Peregrinação Internacional Aniversária enquanto bispo titular da diocese, onde entrou a 13 de março deste ano”, destacam os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria. A jornada vai decorrer sob o tema do ano pastoral – “Levanta-te! És testemunha do que viste!” – e “invocará” a sexta vez que os três pastorinhos viram Nossa Senhora do Rosário. A peregrinação assinalará também o centenário do “Voz da Fátima”, o jornal oficial do santuário, cujo primeiro número saiu a 13 de outubro de 1922.

Após os constrangimentos provocados pela covid-19, o santuário espera um aumento gradual da presença de peregrinos. “É difícil anteciparmos, mas esperamos que outubro mantenha a tendência crescente que têm tido todas as peregrinações deste ano, desde maio. Ainda faltará, certamente, a presença física de muitos grupos estrangeiros que a pandemia e a guerra, no coração da Europa, ainda afastam de Fátima”, lamenta o santuário mariano, apelando ao cumprimento de medidas de segurança entre os que se preparam para se deslocar à Cova da Iria.

“O que o Santuário espera é que seja uma grande peregrinação. Da nossa parte tudo faremos para bem acolher os peregrinos que podem vir na certeza de que tudo estará a postos para os receber. Prudência e respeito pelas regras de segurança para quem vem a pé ou na estrada e, sobretudo, muito sentido de oração. O santuário está todo mobilizado para que a peregrinação de outubro, tal como todas as outras, corra da melhor maneira e seja um momento de encontro de cada um com Deus, por intercessão de Nossa Senhora”.

Texto: Juliana Batista