Perante os graves efeitos do sismo que afetou a Turquia e a Síria, a congregação Salesiana decidiu lançar uma campanha, intitulada “Emergência terramoto – Salesianos na Síria”. O objetivo é reunir fundos para apoiar a população que está a sofrer com a catástrofe.
“O mundo está de olhos postos na Turquia, mas em Alepo, na Síria, centenas de edifícios, que resistiram aos 12 anos de uma guerra sem fim, ruíram, causando cerca de 900 vítimas mortais e centenas de desaparecidos. E pode não ficar por aqui”, refere a ordem religiosa, em comunicado.
“A casa salesiana no centro de Alepo está a apoiar a população e serve agora de abrigo a cerca de 300 pessoas que, após o terramoto, abandonaram as suas casas. Ali foram acolhidos e receberam roupas quentes, comida e apoio psicológico”, adianta a congregação.
Face à tragédia, a congregação Salesiana “já está a organizar-se, mundialmente, para apoiar os esforços humanitários que a Província Salesiana do Médio Oriente está a desenvolver”. Alejandro Leon, provincial dos Salesianos no Médio Oriente, recorda que o “terramoto foi sentido com grande intensidade e durante muito tempo”, causando mortos, feridos, desaparecidos e grande destruição.
O sismo com magnitude de 7.8 na escala de Richter ocorreu na madrugada da última segunda-feira, 6 de fevereiro, abalando a Turquia e a Síria. O epicentro do terramoto teve lugar em Kahramanmaraş, no sul da Turquia, junto à fronteira noroeste da Síria. A campanha será uma via para ajudar aquelas pessoas.