O Dia de Nossa Senhora da Consolata é assinalado na próxima terça-feira, 20 de junho, mas as festas populares decorrem no fim de semana anterior. A comunidade dos Missionários da Consolata dos Olivais, em Lisboa, inicia as celebrações pelas 17h00 deste sábado, 17 de junho, com uma Missa campal, presidida por Augusto Faustino, sacerdote missionário da Consolata ordenado sacerdote há menos de um ano, que atualmente se encontra em missão no Bairro do Zambujal, na Amadora. Após a Eucaristia, terá lugar um momento de convívio.
A Festa da Consolata em Águas Santas, no município da Maia, Porto, acontece domingo, 18 de junho, com o tema “Consolai, Consolai o meu povo”, a partir das 10h00. O programa do dia prevê uma procissão com o andor de Nossa Senhora, Missa campal presidida por João Peixoto, pároco de Ermesinde, almoço, e uma “tarde cultural de muita animação com apresentações artísticas, atrações musicais, jogos e danças tradicionais”, indica Albino Brás, sacerdote missionário da Consolata, num comunicado do instituto.
A festa da comunidade do Centro Missionário Padre Paulino, no Cacém, acontece também domingo, 18 de junho, com a presença da comunidade do Bairro do Zambujal, na Amadora. O programa inicia pelas 11h00, com uma procissão, seguida de Missa campal, presidida por José Matias, sacerdote missionário da Consolata. A festa vai também assinalar o encerramento da catequese da paróquia de São Marcos. Após o almoço, a “tarde será de arraial, com muita música, danças e animação”. Segundo Albino Brás, os festejos serão também uma ocasião para “rezar” pelo 14.º Capítulo Geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC), que decorre em Roma, Itália, até ao próximo dia 25 de junho, depois de ter iniciado no passado dia 22 de maio.