James Lengarin, novo superior geral dos Missionários da Consolata, e Stefano Camerlengo, que cessa agora as suas funções | Foto: Júlio Caldeira

Os 40 capitulares reunidos no 14.º Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, em Roma, elegeram esta segunda-feira, 12 de junho, o queniano James Bhola Lengarin como décimo superior geral da história dos Missionários da Consolata, tornando-o no primeiro missionário africano a ser superior geral da congregação fundada pelo beato José Allamano, em 1901.

“A primeira coisa a fazer neste momento é agradecer ao Senhor pelo dom da vida, aos meus pais que já não estão entre nós e a graça da minha vocação como missionário da Consolata. Os meus irmãos confiaram-me hoje este serviço, que irei procurar realizar bem, dentro da comunidade e na Igreja. Agradeço a confiança de cada um e peço a todos que rezem por mim e por toda nossa comunidade, para que continuemos, segundo os sinais dos tempos, escutando o povo que o Senhor nos encomendou.” No seu cargo, que desempenhará de 2023 a 2029, será acompanhado por quatro conselheiros gerais, que serão eleitos no decorrer dos próximos dias do capítulo geral.

James Bhola Lengarin nasceu a 15 de abril de 1971, em Maralal, no Quénia. Com 122 anos de história, o Instituto Missionário da Consolata conta atualmente com 906 missionários, naturais de 30 países, que vivem em 231 comunidades, instaladas em 29 países na África, América, Ásia e Europa.