Um vasto grupo de jovens integra a “Peregrinação a caminho da Jornada Mundial da Juventude”, transportando um andor com a imagem peregrina número dois de Nossa Senhora de Fátima. A jornada começou ao início da tarde desta quinta-feira, 27 de julho, no Santuário de Fátima. Um grupo significativo de peregrinos que integram a peregrinação são franceses, do movimento “Scouts et guides de France”.
Na cerimónia de envio da imagem e dos jovens, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, destacou que “este caminhar com Maria”, está “de acordo com o tema da JMJ” – “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Desta forma, “partimos prontamente com Maria, e pomo-nos a caminho”, disse o religioso. A pensar em todos os que vão caminhar junto à imagem nos próximos dias, o sacerdote apelou à oração. “Rezemos pelos escuteiros e escuteiras, que vão andar com Maria. Rezemos por todos os jovens que participam nesta JMJ”, referiu.
A peregrinação vai seguir por “Minde, Alcanena, Pernes, Santarém, Morgado, Valada, Azambuja e Vila Franca de Xira, chegando a Lisboa a 31 de julho”, refere o Santuário de Fátima. “O andor de Nossa Senhora de Fátima é levado a ombros na travessia dessas localidades e de carro, em marcha lenta, em outros momentos”, adianta o templo mariano da Cova da Iria, destacando que em todas as noites “está previsto um momento de vigília aberto a toda a comunidade”, assim como “momentos de oração, de silêncio, de canções, de partilhas e de festa”.
O “último troço é feito em modo marítimo, sendo o andor de Nossa Senhora de Fátima transportado numa embarcação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, escoltada por pescadores, particulares, escuteiros marítimos e Marinha Portuguesa”. Ao longo de cinco dias, os jovens deverão fazer 141 quilómetros, “num modelo de procissão”. A iniciativa vai decorrer com o mote “Anda com Maria”, em parceria com o Corpo Nacional de Escutas. No dia seguinte à peregrinação inicia a Jornada Mundial da Juventude.
Texto e fotos: Juliana Batista