Jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos são convidados a participar na “Peregrinação Cáritas jovem”, que terá início no próximo dia 6 de julho em Caminha (Viana do Castelo), e que deverá chegar à meta no dia 12 seguinte, em Santiago de Compostela. Prevê-se que os participantes percorram uma média de 23 quilómetros por dia.
A iniciativa é promovida pela Cáritas Portuguesa, que através desta iniciativa pretende “unir os membros que estejam já envolvidos com o ‘Cáritas jovem’ ou que queiram conhecer a ação deste grupo”, pelo que a peregrinação será uma “experiência coletiva”, explica a instituição na sua página na internet.
Os organizadores explicam aos jovens interessados que a peregrinação irá muito para além do ato de caminhar. “Estejam preparados para se apoiarem mutuamente, compartilhar histórias e celebrar as conquistas individuais e coletivas ao longo do caminho. Lembra-te também de que esta é uma oportunidade de reflexão e crescimento interior. Mantém-te aberto às experiências que surgirão ao longo do caminho.” A organização diz ainda que ao longo da peregrinação “haverá oportunidade para os jovens se conhecerem, refletirem e criar laços”, sempre com uma preocupação comum: “A do voluntariado nos programas sociais da Igreja.”
A Cáritas destaca que a peregrinação será uma oportunidade para “percorrer os antigos caminhos que há séculos unem peregrinos de todas as partes do mundo”. “Será uma caminhada marcada por paisagens deslumbrantes, encontros inspiradores e momentos de reflexão”, que se deverá tornar numa “experiência enriquecedora, repleta de partilhas, troca de experiências e espiritualidade”, aponta a organização. Os jovens interessados em participar podem desde já proceder à sua inscrição na página digital da Cáritas.