Três técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário têm estado a ministrar uma ação de capacitação sobre novas técnicas de cultivo de hortaliças, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, abordando temas como a rotação de culturas e a dosagem de adubo. A iniciativa está atualmente em curso no município de Mbanza Kongo, no província do Zaire, em Angola.
Setenta famílias camponesas participaram nesta formação, no início deste mês de junho, e segundo Mbueno Kilandamuko, diretor interino do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas no Zaire, a ação formativa “vai contemplar 350 famílias camponesas das comunas município sede”, com vista dotá-las de mais informações sobre a produção de hortaliças.
De acordo com o responsável, citado pela agência Angola Press, “a província do Zaire depende muito de produtos hortícolas provenientes da capital do país, Luanda, um quadro que se pretende inverter nas próximas épocas agrícolas”. O município de Mbanza Kongo tem uma população de cerca de 200 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Kalambata, Nkiende, Luvo, Madimba, Kaluka e Sede.