Uma nova exposição de pintura e de escultura é inaugurada no Consolata Museu, em Fátima, este sábado, 22 de junho, às 17h00. A mostra reúne um conjunto de obras de arte, criadas por 34 artistas de Itália e de Portugal. A exposição tem como título “A Bíblia”, e é organizada pelo Consolata Museu, a sua liga de amigos, e por Mattea Micello, apresentadora, historiadora e crítica de arte italiana, que explica que “os escritos sagrados e as imagens sagradas são duas formas diferentes, mas complementares, de expressar e comunicar o sagrado”.
“Os escritos sagrados são a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e transmitida por autores humanos, que conta a história da salvação e da revelação de Deus aos homens. As imagens sagradas são a representação visual de Deus, de Jesus, de Maria, dos santos e dos mistérios da fé, criadas por artistas com a sua criatividade e talento, que ajudam a todos a contemplar o pensamento inerente. Neste sentido, para esta exposição o artista terá que extrapolar um pensamento da Bíblia, ou melhor, uma parábola, e interpretá-la ao seu gosto e estilo artístico”, indica Mattea Micello, num comunicado de apresentação da mostra.
A exposição tem como subtítulo “Experiências tangíveis” porque, segundo Mattea Micello, “as obras devem ser materiais, com a intenção de serem visualizadas também pelo tato”. “Se uma obra é sentida com o tato e não com os olhos, é uma experiência sensorial diferente, mas não menos válida ou significativa. O tato é um sentido que nos permite perceber as formas, tamanhos, superfícies, temperaturas e consistências dos objetos, e reconhecer suas características físicas e materiais. O tato é também um sentido que estimula emoções, sensações, memórias e associações mentais, e que cria contato direto e íntimo com o que é tocado”, destaca a especialista, sendo esse o motivo pelo qual a exposição “será visitada com os olhos vendados”.
Da exposição fazem parte obras de artistas como Biraschi Nancy, Bompadre Silvana, Buzzanca Basilio, Capezzali Massimo, Figueiredo Carla, Filippucci Pasquale, Greco Angela, Marra Laura, Masala Francesco, Maver Paola, Montesu Dina, Rapetti Bruna, Sanci Serenella, Susca Davide, Vassalo Ivo e Volpe Franca. A mostra poderá ser conhecida até ao dia sete de setembro. De terça a sábado, o espaço museológico pode ser visitado das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 17h00, e aos domingos das 15h00 às 17h00.