Está atualmente em curso a quarta edição do programa “Jovens pelo ambiente”, que está a decorrer em Castro Marim, no distrito de Faro. A iniciativa desafia jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos “a trabalharem no sentido crítico e a participarem ativamente na valorização do espaço público e preservação ambiental”, explicam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Castro Marim.
A iniciativa decorre até ao próximo dia 16 de agosto, depois de ter iniciado no passado dia 1 de julho. Ao longo deste período, o “grupo de jovens vai participar na intervenção e limpeza nos espaços públicos, além de organizar ações de promoção e sensibilização ambiental em vários locais do concelho”.
Além disso, “são também os agentes de sensibilização sobre os biorresíduos”, e irão “entregar porta a porta baldes individuais, sacos degradáveis e informação sobre este tema”, estando prevista, neste contexto, “uma visita técnica ao aterro onde são depositados todos os resíduos da região e a uma estação de triagem, para que estes jovens e quem os acompanha passe também a entender o circuito e destino de toda a separação”.
Na semana passada, os “Jovens pelo ambiente” deslocaram-se às salinas de Castro Marim, onde puderam aprender a “recolher o sal manualmente, com as técnicas ancestrais dos salineiros”, e envolveram-se numa ação de limpeza de praia na Retur/Cabeço, em parceria com a Associação Bandeira Azul. “Este tipo de intervenção vai percorrer todas as praias do concelho, bem como noutros espaços e/ou patrimónios públicos”, refere o município de Castro Marim, promotor da iniciativa.