Até ao próximo dia 26 de julho, uma nova edição da campanha Vale +, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está a decorrer em 597 grandes superfícies de todo o país. Os clientes dos supermercados podem contribuir para esta iniciativa através da aquisição de vales monetários ou alimentares no ato de pagamento das suas compras, sendo que no próximo fim de semana, dias 20 e 21, donativos como bens alimentares e de higiene poderão ser diretamente entregues a voluntários que estarão em loja.
António Saraiva, presidente da CVP, destaca a importância da iniciativa: “A Cruz Vermelha tem a ambição de fazer mais por todos, para construir um futuro mais digno e humano. Esta nova campanha do Vale + vai permitir reforçar a nossa capacidade de respostas sociais no terreno a famílias em situação vulnerável, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes e refugiados”, afirma em comunicado.
A primeira campanha deste ano decorreu no passado mês de março, e o valor angariado através de vales e de produtos entregues aos voluntários permitiu à organização “doar o equivalente a quase 149 mil refeições”. Desde a criação deste projeto, em 2021, já foi possível à CVP “dar 600 mil refeições” a pessoas em situação de vulnerabilidade, adianta a nota à imprensa.
A Cruz Vermelha está presente em todo o território nacional, onde tem a decorrer programas sociais criados com o propósito de atenuar as vulnerabilidades das pessoas. A organização humanitária está envolvida na distribuição de “refeições dignas e equilibradas”, e no “pagamento de despesas básicas, como rendas de casa, luz, água e até despesas médicas”. A Cruz Vermelha presta também acompanhamento individual, através do qual procura “quebrar o ciclo de pobreza”, e contribuir para a reconstrução de vidas “de forma mais sustentável”.