Foto: HELPO ONGD

Diversos pontos de São Tomé e Príncipe estão a receber pinturas e alertas. O objetivo é “difundir junto da população, mensagens de boas práticas para a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis e de desincentivo ao consumo de bebidas alcoólicas”, explica a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida na iniciativa.

“A aposta na pintura de murais, em locais estratégicos, tem sido um dos procedimentos adoptados, por ser uma forma de comunicação muito eficiente, por ser mais sustentável do ponto de vista ambiental – mais resistente e duradoura – e, ao mesmo tempo, por promover e valorizar os artistas locais”, destaca o organismo português.

Diversas pinturas contêm a mensagem “Menos álcool, mais saúde”. Um dos murais alerta para o perigo do consumo de álcool durante a gravidez – “As bebidas alcoólicas fazem mal à saúde das grávidas, bebés e crianças” – lê-se.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa Vida Sem Álcool, implementado pela Helpo e financiado pelo instituto e pela Unicef São Tomé e Príncipe. O projeto decorre em parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe, o Instituto da Droga de São Tomé e Príncipe e com o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências de Portugal.