A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro ao Santuário de Fátima iniciou na noite da última quinta-feira, 12 de setembro, sob a presidência de Fernando Paiva, bispo de Beja. Na celebração da Palavra, o prelado explicou aos fiéis que chamar alguém pelo nome é mais do que uma formalidade, “é um reconhecimento da individualidade e existência de cada pessoa”.
“No contexto das relações humanas, chamar alguém pelo nome estabelece uma ligação pessoal, demonstrando respeito, atenção e empatia”, disse o bispo, adiantando que desta forma estamos a “reconhecer a sua presença e importância”. “O anonimato não é próprio de uma comunidade, de uma família, por isso, faço um apelo aos pastores, aos religiosos e aos leigos a promoverem de forma ativa e diligente a edificação de comunidades mais fraternas e personalizadas, onde cada um se sinta acolhido e respeitado”, apelou o bispo, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
O bispo de Beja pediu aos peregrinos para rezarem pela paz no mundo, lembrando aqueles que “vivem a angústia do sofrimento provocado pela guerra, na Terra Santa, na Ucrânia e noutros locais”. Nos serviços do Santuário de Fátima fizeram-se anunciar peregrinos provenientes de Portugal, África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Croácia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Haiti, Itália, Irlanda, Malta, México, Paraguai, Polónia, Porto Rico, Reino Unido, Senegal e Vietname. As celebrações prosseguem esta sexta-feira, 13 de setembro. As cerimónias chegarão ao fim depois da Eucaristia, que irá contemplar a bênção dos doentes e a procissão do adeus.